Rocambole de trigo

A Ivani aproveitou a visita da Lucia Manini, uma amiga da família e (para a nossa sorte) culinarista, para aprender e ensinar essa receita que, inclusive, é uma das nossas sugestões para as festas de final de ano. É leve e ótima para o calor. Confira:

Ingredientes
1 berinjela média (com mais ou menos 300 gramas)
1 xícara de trigo para kibe
4 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de farinha de arroz
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de óleo
1 cebola média
3 dentes de alho
1 colher de sopa de orégano
1/2 xícara de hortelã
1/2 xícara de salsa
1/2 xícara de cebolinha
2 cenouras raladas
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de gergelim preto
3 colheres de sopa de shoyu
Sal e molho de pimenta a gosto

Descasque e corte as berinjelas em cubos e deixe-as na água com sal por uma hora para tirar o amargo. Depois enxágue bem, triture ou pique-as bem miúdas.
Coloque o trigo de molho por 30 minutos. Escorra bem.
Em uma panela, aqueça o óleo, refogue cebola e alho, acrescente a berinjela, deixe cozinhar até desmanchar, coloque salsa e cebolinha, gergelim, shoyu, hortelã e o trigo, sempre mexendo bem. Depois acrescente aveia, farinha de arroz e farinha de trigo, mexa até formar uma massa consistente. Despeje a massa em uma assadeira molhada com um pouquinho de água e óleo, que facilita ainda mais para enrolar. Modele-a no formato do rocambole. Depois de esfriar, coloque a cenoura ralada, um pouco de sal e azeite, e enrole. Regue com um fio de azeite, salpique farelo de bolacha de água e sal ou pão. Asse em forno médio, pré-aquecido, por 30 a 40 minutos.

Para acompanhar, fizemos um vinagrete com cebola roxa, tomate cereja assado, azeitonas pretas, salsa, cebolinha, vinagre e azeite.

A Lucia testa, inventa, modifica e adapta receitas veganas maravilhosas. Ela mora em Atibaia e também aceita encomendas para São Paulo, Campinas e cidades próximas. Fale com ela pelo telefone 11 7514-1593.

Recent Entries

Leave a Reply